Segundo levantamento do Monitor Global do Empreendedorismo, cerca de oito milhões de jovens brasileiros, entre 18 e 24 anos, já possuem o seu próprio negócio. Esses dados mostram o quanto o empreendedorismo jovem tem conquistado mais espaço.
No dia 15 de julho, o Minas Shopping, em Belo Horizonte, recebeu a primeira edição do ano da Feira de Miniempresas, um dos maiores eventos de empreendedorismo jovem do estado.
O Miniempresa é um programa da JA Minas Gerais, que ensina jovens a criar e gerenciar suas próprias empresas, aprendendo conceitos fundamentais de negócios e vivenciando os desafios reais do mercado. Eles aprenderam mais sobre as áreas de uma organização como RH, finanças, marketing, produção e vendas.
As equipes que formam a “Miniempresa” colocam a mão na massa e criam seus próprios produtos, fazendo relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro.
Durante a feira, alunos do ensino médio de sete escolas de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de experimentar na prática todo o processo de vendas de um produto. Para a aluna da Escola Estadual Professor Hilton Rocha, Sophia Emanuelly, a experiência foi transformadora.
“A JA trouxe para a gente a experiência do empreendedorismo. E, com esse projeto, nós aprendemos a empreender e inovar e trazer realmente aquilo que o mercado de trabalho proporciona para nós”, relata Sophia.
A Feira de Miniempresas faz parte do projeto Empreendedorismo Cidadão, realizado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte – FMDCA/BH, com patrocínio da Cemig, Gerdau, Localiza, Pottencial, Vallourec e Sistema Martins.
De acordo com o Diretor Executivo da JA Minas Gerais, Jonatan Mendes, essa iniciativa visa incentivar o espírito empreendedor, despertando nos jovens o interesse por uma carreira empresarial e fornecendo as ferramentas necessárias para o sucesso no mundo dos negócios.
Além da exposição das miniempresas, a feira também contou com palestras ministradas pelo empresário, Deivison Pedroza e pelo Diretor Comercial no Centro Visão e Vice-presidente de regiões comerciais e shoppings na CDL/BH, Fernando Cardoso.