Segundo levantamento do Monitor Global do Empreendedorismo, cerca de oito milhões de jovens brasileiros, entre 18 e 24 anos, já possuem o seu próprio negócio. Esses dados mostram o quanto o empreendedorismo jovem tem conquistado mais espaço.

No dia 15 de julho, o Minas Shopping, em Belo Horizonte, recebeu a primeira edição do ano da Feira de Miniempresas, um dos maiores eventos de empreendedorismo jovem do estado.

O Miniempresa é um programa da JA Minas Gerais, que ensina jovens a criar e gerenciar suas próprias empresas, aprendendo conceitos fundamentais de negócios e vivenciando os desafios reais do mercado. Eles aprenderam mais sobre as áreas de uma organização como RH, finanças, marketing, produção e vendas.

As equipes que formam a “Miniempresa” colocam a mão na massa e criam seus próprios produtos, fazendo relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro.

Durante a feira, alunos do ensino médio de sete escolas de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de experimentar na prática todo o processo de vendas de um produto. Para a aluna da Escola Estadual Professor Hilton Rocha, Sophia Emanuelly, a experiência foi transformadora.

“A JA trouxe para a gente a experiência do empreendedorismo. E, com esse projeto, nós aprendemos a empreender e inovar e trazer realmente aquilo que o mercado de trabalho proporciona para nós”, relata Sophia.

A Feira de Miniempresas faz parte do projeto Empreendedorismo Cidadão, realizado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte – FMDCA/BH, com patrocínio da Cemig, Gerdau, Localiza, Pottencial, Vallourec e Sistema Martins.

De acordo com o Diretor Executivo da JA Minas Gerais, Jonatan Mendes, essa iniciativa visa incentivar o espírito empreendedor, despertando nos jovens o interesse por uma carreira empresarial e fornecendo as ferramentas necessárias para o sucesso no mundo dos negócios.

Além da exposição das miniempresas, a feira também contou com palestras ministradas pelo empresário, Deivison Pedroza e pelo Diretor Comercial no Centro Visão e Vice-presidente de regiões comerciais e shoppings na CDL/BH, Fernando Cardoso.

Compartilhe
Deixe seu comentário

Cadastre-se para receber novidades!